A Itouch desenvolve sistemas sob demanda para plataformas
cliente/servidor e Internet.
Com mais de 20 anos de experiência na
área de desenvolvimento, a Itouch é capaz de projetar, desenvolver e
dar suporte ao sistema que sua empresa necessita, maximizando a
relação custo/benefício, empregando a tecnologia mais adequada,
moderna e segura.
Historicamente, uma das
grandes dificuldades das administrações municipais tem sido
identificar as reais necessidades de seus cidadãos. É claro que
emprego, educação, saúde e transporte são demandas latentes e
facilmente identificáveis. Mas reunir com precisão quem, quando,
onde e em que grau de importância tais demandas se apresentam requer
uma maior especialização nos canais de comunicação com a
administração municipal.
O conceito do Serviço Minha Cidade Atende é aprimorar os canais de
comunicação com os cidadãos e com os turistas que visitam o
município, estabelecendo um nível de interação eficiente, moderno e
especializado com a prefeitura municipal.
A seguir relacionamos pressupostos básicos importantes para o
entendimento do serviço:
A efetiva implantação do
Serviço Minha Cidade Atende pressupõe a especialização dos recursos
humanos e materiais envolvidos.
É bastante comum ver na administração pública o funcionário realizar
as tarefas inerentes à sua função, ao mesmo tempo em que tem como
responsabilidade atender aos cidadãos que procuram por seus
serviços. Contudo, é importante que o gestor municipal entenda que
atender é por si só uma tarefa que requer treinamento e
especialização.
O domínio de técnicas de atendimento visa não somente gerar
satisfação aos clientes, como também identificar de maneira correta
e precisa as demandas apresentadas. Isso requer treinamento e a
utilização de ferramentas apropriadas.
Assim, propomos a separação das atividades de atendimento daquelas
realizadas na execução dos serviços demandados. Ou seja, uma
instância da administração municipal acolhe as demandas, enquanto
outras tomam as providências necessárias visando atendê-las.
A implantação de um serviço
da natureza do Minha Cidade Atende requer o trabalho e o
comprometimento conjunto dos que atendem e daqueles que executam os
serviços demandados. Essa nova abordagem de trabalho também
pressupõe o acompanhamento detalhado das etapas de execução dos
serviços, para que quando o cidadão procurar o serviço possa ser
informado das providências adotadas no atendimento de suas demandas.
Dessa maneira não basta apenas atender, é também preciso informar.
Como se pode ver, esta é uma nova proposta. Ela precisa ser
apresentada aos servidores municipais, convencê-los da sua
importância e treiná-los para trabalhar dessa nova maneira.
Conseqüentemente, é mais prudente limitar a fase inicial da
implantação do Minha Cidade Atende a um subconjunto de serviços
prestados pela Prefeitura, para que as lições obtidas num primeiro
momento possam ser aplicadas quando da incorporação de novos
serviços.
O perfil do cliente do
serviço Minha Cidade Atende impõe o emprego de várias vias de
comunicação com a administração municipal. Se, por um lado, parte da
população não dispõe de acesso até mesmo à telefonia pública, por
outro, o grande contingente de turistas que visitam anualmente o
município necessita de informações constantemente atualizadas,
disponíveis através da Internet.
Relacionamos abaixo os canais de comunicação que irão compor o
serviço Minha Cidade Atende:
Um call center capaz de realizar atendimentos personalizados via operador humano, ou automatizados via unidade de resposta audível (URA). A central funcionará em dois turnos: de seis horas diárias para os atendentes e 24 horas para o modo automatizado. Em períodos especiais, a exemplo do carnaval, o atendimento humano poderá ser estendido a períodos maiores de funcionamento.
São postos avançados de atendimento automatizado. Cada quiosque deverá contar com computadores, acesso à Internet e formulários impressos para as situações em que o registro eletrônico esteja indisponível. Opcionalmente, um atendente treinado especialmente para o contato direto com a população auxiliará os usuários no registro das demandas ou consultas às informações sobre Minha Cidade. Deverá estar disponível material impresso para a divulgação de novidades sobre o serviço.
Diferentemente do call center, cuja postura é meramente receptiva em termos do acolhimento de demandas, as Unidades de Atendimento Móvel são veículos capazes de levar o serviço a comunidades localizadas na área rural do município. Cada unidade deverá contar com um atendente treinado especialmente para o contato direto com a população, tendo à sua disposição computador portátil. Como nesse caso o acesso à Internet não deverá estar disponível, os registros eletrônicos das demandas realizados no computador portátil serão posteriormente incorporados ao conjunto oriundo das demais modalidade de atendimento.
A presença do serviço na
Internet será garantida através da criação de um portal capaz de
apresentar o serviço, fornecer um conjunto bastante amplo de
informações sobre o município, fomentar a venda de produtos e
serviços, cooperar com a iniciativa privada, registrar as demandas e
servir como infra-estrutura sistêmica de toda a solução de
atendimento. Ou seja, toda e qualquer informação relativa ao serviço
será atualizada e colocada à disposição da população através do
portal. Registrar uma demanda, informar quanto ao seu atendimento,
consultar uma informação etc., tudo acontece via Portal.
A porção pública do portal deverá está disponível em pelo menos dois
idiomas: português e inglês.
FORMULÁRIOS IMPRESSOS
Formulários impressos estarão disponíveis em locais de grande circulação de pessoas. Colocados em displays especialmente criados para o Minha Cidade Atende, os cidadãos e turistas poderão preencher os formulários e encaminhá-los imediatamente, fazendo uso de uma caixa de coleta que faz parte do próprio equipamento que os disponibiliza.
Modernos Recursos Tecnológicos
As ferramentas utilizadas na operacionalização do serviço empregam tecnologias modernas, capazes de otimizar o processo de atendimento e democratizar a informação envolvida. Tais tecnologias podem ser mais facilmente observadas na área de telefonia com o emprego da unidade de resposta audível (URA) e no sistema de informação baseado no ambiente da Internet.
URA – UNIDADE DE RESPOSTA AUDÍVE
A URA é um dispositivo
eletrônico de telefonia capaz de ser programado para realizar
atendimentos automatizados. Este tipo de equipamento é amplamente
empregado em serviços de atendimento ao cliente em instituições
bancárias, prestadores de serviços de telefonia móvel e fixa,
seguradoras, tvs a cabo etc.
A grande vantagem do emprego da URA em serviços como o Minha Cidade
Atende é que, como muitos dos atendimentos implicam a repetição do
mesmo tipo de informação, boa parte pode ser efetivada através da
apresentação de mensagens pré-gravadas. Como conseqüência, temos
ganho em termos de uniformidade nos atendimentos, valorização do
atendimento via operador, a redução dos custos e de tempo de
atendimento.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO BASEADO NO AMBIENTE DA INTERNET
O serviço será automatizado
por um sistema desenvolvido para rodar no ambiente da Internet.
Dessa maneira os requisitos necessários para a integração das
diversas unidades da administração municipal (crucial para sucesso
do projeto) tornam-se muito mais simples. Basicamente será preciso
apenas um computador de configuração básica e um acesso discado ou
dedicado à Internet.
Respeitando-se detalhes técnicos relativos à segurança de dados,
qualquer funcionalidade estará disponível virtualmente em qualquer
computador conectado à grande rede.
Outra vantagem importante dessa abordagem é que como o atendimento
através do serviço pressupõe a multiplicidade e descentralização dos
canais de comunicação, a tecnologia empregada no desenvolvimento do
sistema assegura que sua aparência e o seu funcionamento sejam os
mesmos em cada canal, reduzindo os custos com treinamento e com a
distribuição de novas versões de programas, sendo esta última um dos
maiores problemas encontrados pelas equipes de informática.
Profissionais Capacitados
A capacitação dos
profissionais do serviço Minha Cidade Atende é provavelmente a
variável mais importante no sucesso do projeto. Não nos referimos
unicamente àqueles que trabalharão na linha de frente, realizando
atendimentos. Tão importantes quanto estes são os demais
funcionários da administração municipal, responsáveis pelo
encaminhamento e tomada de providências relativas às demandas. Todos
eles precisarão estar capacitados para realizar suas atribuições.
Isso significa dispor de recursos materiais e, acima de tudo,
estarem treinados.
Os treinamentos deverão prepará-los para atender aos cidadãos. Não
apenas na utilização dos sistemas e equipamentos ou em técnicas de
telemarketing, mas, principalmente, para demonstrar a importância do
serviço para os cidadãos e para a administração municipal.
O Papel da Consultoria
Tendo desenvolvido serviço de
mesma natureza por mais de cinco anos, estamos qualificados a
prestar total apoio à prefeitura municipal na implantação do
projeto.
O papel da nossa consultoria envolverá os seguintes serviços:
Levantamento situacional dos procedimentos atuais de atendimento ao cidadão
Coleta de dados visando o dimensionamento dos recursos a serem empregados
Elaboração do projeto de implantação do serviço
Dimensionamento dos recursos humanos e materiais envolvidos
Definição do perfil funcional dos profissionais que operacionalizarão o serviço
Seleção e treinamento dos recursos humanos
Elaboração do modelo operacional do serviço – OPS
Elaboração do manual de procedimentos do serviço – MPS
Apoio na elaboração da especificação técnica de editais visando a aquisição dos recursos necessários
Fornecimento e manutenção do software de suporte ao atendimento
Criação, implantação e manutenção do portal
Consultoria técnica continuada após o inicio da operacionalização do serviço
Os benefícios alcançados com
a implantação do serviço Minha Cidade Atende não serão apenas
percebidos pelos cidadãos e turistas. Alguns resultados indiretos
serão extremamente relevantes do ponto de vista da administração
municipal e político.
Abaixo enumeramos alguns dos mais importantes:
Cidadãos sentindo-se respeitados pela administração municipal
Melhoria da imagem da administração municipal
Valorização dos servidores municipais
Atualização tecnológica dos recursos de informática da prefeitura
Geração de emprego e renda
Democratização do atendimento das demandas, fazendo ampliando a percepção a presença da administração municipal em todo o município
Fortalecimento das lideranças políticas em suas comunidades mediante a distribuição do emprego de recursos para o atendimento de demandas
Consolidação da figura política do prefeito