Itouch Informática Ltda.

Fone (071) 3272-1155
fax (071) 3272-1155

Metodologia

Para a execução das atividades apresentamos como modelo o seguinte plano de trabalho:

Planejamento das atividades

Objetivo: estabelecer responsáveis por ações e recursos necessários ao desenvolvimento das atividades.

  • Designar grupo de trabalho
  • Estabelecer equipe gerencial do cliente e Itouch
  • Estabelecer equipe técnica do cliente e Itouch que irá interagir durante o período de desenvolvimento
  • Definir modalidades e datas para realização de reuniões de acompanhamento
  • Definir responsáveis por disponibilizar os recursos necessários para realização das reuniões, testes, treinamento e implantação
  • Definir modelo de monitoração para garantir a consistência e qualidade do software, cumprimento de prazos, validação e homologação das fases
  • Definir grupo participante e recursos necessários para a fase de testes
  • Definir grupo participante e recursos necessários para a fase de treinamento

Geração de requisitos funcionais

Objetivo: explicitar e documentar os requisitos básicos de funcionalidade, arquitetura tecnológica e identificar os fatores críticos para o desenvolvimento e implantação do sistema.

  • Identificar os processos
  • Objetivos
    • Definir o escopo e o contexto do sistema em termos de processos envolvidos
    • Ratificar e sanar dúvidas quanto aos processos a serem implementados pelo sistema
  • Ações
    • Efetuar entrevistas com os usuários para compreensão dos seus requisitos e fatores críticos
    • Confirmar expectativas e objetivos do plano com o corpo gerencial
    • Montar roteiro e agenda dos trabalhos
    • Concluir levantamento dos processos que serão suportados pelo sistema
    • Mapear processos envolvidos pelo sistema
  • Analisar os processos
  • Analisar os processos mapeados, os requisitos e fatores críticos
  • Analisar fluxos operacionais existentes e identificar oportunidades de melhoria
  • Consolidar e padronizar os processos, os requisitos e os fatores críticos para o desenvolvimento e implantação do sistema
  • Estabelecer objetivos comuns de melhoria dos processos através do uso do sistema
  • Elaborar modelo lógico de dados
  • Modelar os dados e objetos do sistema de acordo com as definições estabelecidas, gerando um modelo preliminar
  • Validar o modelo de dados

Projeto e Implementação

  • Elaborar projeto físico de dados
  • Codificar programas e relatórios
  • Executar testes isolados
  • Liberar versões para validações intermediárias
  • Elaborar help online do sistema

Execução de testes

Objetivo: verificar a conformidade do produto final com as especificações previamente acordadas.

  • Planejar testes
  • Disponibilizar grupo participante e recursos do cliente envolvidos
  • Definir massa de dados;
  • Definir pontos de controle
  • Realizar testes
  • Dar entradas de dados no sistema verificando consistência com os requisitos estabelecidos
  • Analisar saídas do sistema
  • Validar saídas do sistema

Homologação

Objetivo: assegurar a conformidade do produto final com as especificações previamente acordadas.

  • Atestar formalmente a conformidade do produto final

Implantação

Objetivo: disponibilizar o sistema para uso por todos os envolvidos.

  • Planejar implantação:
    • Disponibilizar grupo participante e recursos do cliente envolvidos
    • Definir usuários que terão acesso e respectivos níveis de utilização
  • Instalar e configurar o sistema e seu banco de dados no servidor central
  • Instalar e configurar três máquinas cliente, capacitando recursos do cliente no sentido de configurar as demais máquinas cliente

Treinamento

Objetivo: capacitar os participantes para a utilização do sistema de acordo com os requisitos definidos para o treinamento.

  • Planejar treinamento:
    • Disponibilizar grupo participante e recursos do cliente envolvidos
    • Definir massa de dados e estrutura do treinamento
  • Realizar treinamento

Avaliar o treinamento

Objetivo: Atestar a plena capacidade dos usuários na utilização do sistema.

Objetivos

  • Rapidez no desenvolvimento.
  • Minimizar erros.
  • Possibilitar plena concordância entre o cliente e a Itouch